Entre os dias 13 e 16 de Junho, teve lugar nas instalações do Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, a 19ª. edição do Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano, uma iniciativa da APSL com os apoios da Câmara Municipal de Cascais e da Junta de Turismo da Costa do Estoril.
Neste certame inteiramente dedicado ao cavalo lusitano, foram homenageadas diversas personalidades que conquistaram títulos com exemplares desta raça, como Félix Brasseur que se sagrou Campeão do Mundo de Atrelagem 2006 e a equipa de Equitação de Trabalho que obteve o título mundial nesta disciplina em 2006.
Foi também prestada homenagem a João Oliveira, que nos deixou recentemente, pelo trabalho efectuado ao longo da sua vida em prol da divulgação do lusitano num vasto número de países.
Aguardado com natural expectativa, o Concurso de Modelos e Andamentos atribuiu à égua Vexada, da Coudelaria Monte Velho, propriedade do Arq. Diogo Lima Mayer, o título de Campeão de Campeões, tendo ainda conquistado a vitória na categoria de Campeã Fêmea.
A vice-campeã foi a Alteza da Coudelaria Sociedade das Silveiras.
Rico, da Coudelaria do Dr. Guilherme Borba e propriedade de António Borba Monteiro, obteve o título de Campeão Macho. Afonso Henriques da Coudelaria Monte Velho sagrou-se vice-campeão.
A distinção de Melhor Criador de 2007 foi atribuída ao Dr, Pedro Ferraz da Costa.
A nível desportivo tiveram lugar as provas de dressage onde se destacaram Jorge Pereira e Ofi, ferro da Companhia das Lezírias, que venceu o Grande Prémio com uma média de 67,17, e Miguel Ralão Duarte com Sigonha que obteve o primeiro lugar na S.Jorge (65,58). Foram ainda vencedores os seguintes cavaleiros: Hugo Pereira/Xaquita (P2); Bruno Moreira/Valéria (E2); Nina Kuhler/Urquero (M2); Miguel Ralão Duarte/Talisco (C2); Luís Lupi/Vieheste (Cavalos 5 anos); Nina Kuhler/Urquero (Cavalos 6 anos).
Na prova de equitação de trabalho, escalão de cavaleiros consagrados, o conjunto Pedro Torres e Oxidado conseguiram ascender ao primeiro posto da classificação. No escalão B, a vitória coube a David Reis montando Segurelha, enquanto nos juniores, o triunfo pertenceu a Simone Bento Gomes com Ortega.
Disputaram-se as provas de equitação à portuguesa de nível A e B, tendo Nuno Baptista vencido em ambas as categorias, com Nervo e Satélite, respectivamente.
quinta-feira, 21 de junho de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Bem haja quem abre um blog para falar da arte equestre!
Espero que este espaço constitua um local de homenagem ao "Puro Sangue Lusitano" que muito aprecio.Seria importante que os visitantes pudessem acrescentar contributos sobre esta área e dar a conhecer aquilo que se vai fazendo pelo país fora. Apesar de ser do Norte sou apaixonada pelo cavalo lusitano e por estes lados vai-se fazendo alguns eventos, aproveito para divulgar a página da quinta onde monto http://quintadocorgo.googlepages.com
Um abraço,
A. Inês
Enviar um comentário